Fonte de Alimentação com 1 pilha para o PIC!

Atualmente, as lanternas que utilizam os LEDs brancos de alto brilho e que possuem 1 pilha somente para o seu funcionamento, trazem um circuito para o seu acionamento que eleva a voltagem desta pilha (1,5V – comum ou 1,2V – recarregável) para níveis que possam acender estes LEDs. Como o custo destas lanternas é muito baixo (comprei a utilizada neste projeto por R$ 5,00), vale a pena aproveitar este circuito como fonte de alimentação. O circuito equivalente, (como exemplo, visto que às vezes é difícil identificar o componente) é o PR4401 LED Driver.

 - clique na imagem para ampliar!

 - clique na imagem para ampliar!

 - clique na imagem para ampliar!

 - clique na imagem para ampliar!

O circuito permite uma corrente de carga de no máximo 100mA, mas não pode ser utilizada toda esta corrente, por motivo de queda de voltagem. O PIC16F628A por exemplo, funciona bem com uma voltagem de 3V até 5,5V, consumindo conforme trecho abaixo extraido da documentação:

• Low power consumption:

- PIC16F628A:
 - 3.0V to 5.5V
- < 2.0 mA @ 5.0V, 4.0 MHz
- 15μA typical @ 3.0V, 32 kHz
- < 1.0μA typical standby current @ 3.0V

Este circuito garante mais de 20mA sem problemas (aumentando a corrente consumida, diminui a voltagem disponível), e dependendo da aplicação, é mais do que suficiente, inclusive, com baixo consumo, a durabilidade da pilha é garantida (boa opção é a pilha palito AAA alcalina).

Pode ser acrescentado, após o capacitor, um resistor e um diodo zener, de forma a estabilizar a voltagem (aumentando um pouco o consumo – por exemplo um zener de 3,9V e 1W – o resistor depende da corrente mínima para o funcionamento do zener, e da que o circuito precisa, devendo ser experimentado e testado o melhor valor):

Na montagem, a voltagem ficou em torno dos 6,4V (sem carga), o que é facilmente compensado com um resistor de 560 ohms como carga (voltagem cai para 5,1V).

Um capacitor de 100nF cerâmico também pode ser acrescentado como filtro.

Componentes:

Diodo: 1N4148(Switching diode) ou similar (1 ou 2 em paralelo);
Resistor: 10k 1/8w;
Capacitor: eletrolítico 470μF 25V;
Indutor: (aproveitado da lanterna);
C.I.: (aproveitado da lanterna);
Pinagem: (frontal): pino1 – saída; pino2: positivo; pino3: terra.

Diagrama:

Montagem:

Foto A - clique na imagem para ampliar!

Foto B - clique na imagem para ampliar!

Foto C - clique na imagem para ampliar!

Boa sorte na montagem, aproveitem!